92.0
A Música é o Nosso FADO
domingo, 29 de junho de 2008
Concurso de Fado Amador de Odivelas
A Casa do Fado dedicou alguns minutos à edição deste ano do Concurso de Fado Amador da cidade de Odivelas.

O Juri não teve tarefa fácil no passado Sábado. Marta Rosa e Teresa Lopes foram as duas vencedoras deste ano, jovens com idades entre os 12 e os 16 anos que cantam como gente grande.

Nesta emissão oiça o rescaldo da noite de Fado Amador de Odivelas.

Ouvir a Casa do Fado Aqui
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Programa da Manhã
Joaquim Maralhas, João Carvalho e Inga Oliveira são os três maravilhosos que animam as manhãs em 92.0. Boa disposição para dar e vender, curiosidades, histórias que não lembram nem ao diabo e anedotas que nos deixam com um sorriso nos lábios ou nos fazem mesmo soltar uma gargalhada solitária em pleno trânsito.

Em 92.0 de Segunda a Sexta-feira não os perca de vista porque se a música portuguesa está connosco, o humor também não é esquecido entre as 07h e as 10h. Acredite, se tem mau acordar, eles mostram que há vida lá fora...

Ouvir Programa da Manhã Aqui
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Paulo de Carvalho Aposta da Semana 23 - 27 de Junho
Paulo de Carvalho faz 45 anos de carreira e continua numa roda viva na promoção do CD – Do Amor – uma dedicatória explícita à sua actual esposa de quem recentemente teve um filho.

O músico já não tem que provar nada a ninguém e já contribuiu o suficiente para que a história da música portuguesa não seja apenas uma miragem nas décadas de 60/70 e 80. Fez tudo o que há para fazer, em géneros diferentes, interagindo com músicos de várias etnias e nunca esquecendo a nova geração de artistas. Aliás, Mafalda Sacchetti é sua filha e tem construído lentamente uma carreira sólida e coerente com o lançamento do disco de estreia, Imprevisível.

Após 10 anos sem gravar originais – Do Amor – é um registo especial onde o cantor explora novas competências vocais que a idade lhe confere. Junta-se a um grupo de amigos; Mariza, Ivan Lins, Tito Paris, entre outros e o que ouvimos é um disco com uma toada “jazzy”, tranquilo, às vezes mordaz outras descontraído, imagine, Paulo experimenta-se inclusive numa paródia Hip Hop.

Esta Semana 92.0 aposta em “O Meu Mundo Inteiro” com a colaboração de Mariza, que verá o seu 4º CD – Terra – editado em Portugal no próximo dia 30 de Junho.


Ouvir Aposta da Semana Aqui
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Casa do Fado
Vergilio Pereira com cerca de 30 anos de rádio tem aqui a casa com que sempre sonhou. Três horas de Segunda a Sexta-feira das 17h às 20h e a mais castiça música portuguesa - o Fado.

Das eternas glórias às novas gerações há espaço para todos nesta casa portuguesa onde nem sequer faltam pão e vinho sob a mesa.

Uma viagem diferente é o que lhe propomos neste programa em 92.0. E garantimos-lhe, por mais que procure noutras rádios não encontrará um espaço como este, nem um anfitrião como o Vergilio Pereira.

Ouvir Casa do Fado Aqui
sábado, 14 de junho de 2008
Senhor Fado

Senhor Fado divulga a Canção Portuguesa tendo em conta os gostos populares. É por isso que de Segunda a Sexta-feira os ouvintes são convidados a participar via 21 933 22 11 ou pelo e-mail senhorfado@gmail.com de modo a fazerem os pedidos com direito a dedicatórias. É o regresso às raízes da rádio enquanto meio aglutinador das massas que se orgulham das suas origens.

Joaquim Maralhas é o amigo sem rosto por quem os ouvintes se perderam de amores. É o Joaquim quem veste a pele do Senhor Fado e com uma simpatia genuina está a seu lado para o que der e vier. Todos os dias se juntam novos elementos a este clube de amigos e para que cada vez mais possam entrar, a participação está limitada a uma por semana.

Os resultados são notórios e diáriamente chegam a ser às meia dúzia os ouvintes que fazem de Senhor Fado, um belíssimo programa de rádio. Das 12h às 14h o espaço é seu, por isso ponha-se à vontade e partilhe com todos os que acompanham atentamente o Senhor Fado, as suas experiências diárias. Porque ele quer saber tudo...

Ah, e só um pormenor, semanalmente são atribuidos dois jantares no Restaurante Dente de Alho. Quem já ganhou diz maravilhas do espaço, da comida e do atendimento. Habilite-se!

Ouvir Senhor Fado Aqui

quarta-feira, 11 de junho de 2008
Mariza - Aposta Semana 9 - 13 de Junho
Mariza gravou o 4º disco entre Lisboa e Madrid. “Terra” - o novo CD que estará nas lojas portuguesas a partir de 30 de Junho - foi produzido pelo espanhol Javier Limón e conta com as participações de Concha Buika, Chuchu Valdês, Dominic Miller, Tito Paris, Horácio `El Negro` Hernández, Ivan `Melon` Lewis, Piraña, Dany Noel, Carlos Sarduy, e Ivan Lins. Acompanham também a fadista Marino de Freitas (baixo acústico), Diogo Clemente (viola) e Bernardo Couto (guitarra portuguesa).

“Terra” inclui 14 músicas com poemas de Florbela Espanca, David Mourão-Ferreira, Pedro Homem de Mello, Paulo de Carvalho entre outros.

O Single “Rosa Branca” é o destaque esta semana em 92.0 e agora disponível para audição em podcast no blog da RNA.

Ouvir Aposta da Semana Aqui
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Raquel Tavares - Aposta Semana 16 - 20 de Junho
Raquel Tavares foi uma das vencedoras do Prémio Amália Rodrigues na categoria revelação. Lança recentemente "Bairro", uma descarada homenagem ao seu Bairro de sempre…Alfama. Neste segundo trabalho, a cantora que não é uma purista do Fado, previligia acima de tudo a autenticidade.

Embora muito jovem, teve os seus desencantos em relação às implicações em ser artista em Portugal. Chegou mesmo a zangar-se e a deixar de cantar. O mesmo seria cortar as asas a um pássaro que quer voar. Aos 17 anos regressou porque não podia mais conter o desejo de expressar o que lhe ia na alma. Desde essa altura nunca mais parou…e não há previsão de acalmar durante os próximos anos, afinal de contas a sua agenda não lhe dá descanso, quer em Portugal, quer por esse mundo.

Todos a querem ouvir e por isso mesmo 92.0 tem em “Rosa da Madragoa” a aposta da semana!

Ouvir a Aposta da Semana Aqui
quinta-feira, 5 de junho de 2008
Ana Moura - Para Além do Fado...
A crítica e o público não lhe poupam elogios. “Para além da saudade” editado em 2007 fê-la viajar por todo o mundo – constando na lista dos melhores CDs da música portuguesa lançados o ano passado – levou ainda para casa, em Maio passado, o galardão de melhor interprete na III Gala Amália Rodrigues.

A jovem fadista de 28 anos continua humilde com um sentido de orientação muito bem traçada. Mentor desde o primeiro momento, Jorge Fernando (com mais de 30 anos de carreira) – considerado o menino de Ouro de Amália – mantém-se firme ao lado de Ana Moura conferindo-lhe um registo único e inimitável. Fado rejuvenescido em letras contemporâneas e um frescor contagiante na linha melodia das suas canções.

Após tantos palcos pisados, a cantora não dispensa o contacto com os fadistas históricos, que ainda cantam nas casas de Fado dos bairros típicos da capital. Embora tenha começado por cantar no Sr. Vinho de Maria da Fé (outra das mentoras), actualmente dá um pulinho até à Casa de Linhares, junto à Casa dos Bicos, porque foi assim que tudo se começou a desenhar na sua carreira. Usando as suas palavras, precisa de sentir “a quentura do público”. Gosta de descobrir a tradição na voz e nas palavras que ajudaram a transformar o Fado na canção de Portugal, levando assim a nova geração a querer redescobrir as raízes nacionais.

E só mesmo ela para levar os britânicos Rolling Stones em peso para uma típica casa de Fado e nós temos cada vez mais orgulho em ser portugueses.

Obrigada Ana.

Ouvir Entrevista Aqui